quinta-feira, novembro 23, 2006

A notícia chegou hoje... chegou de forma virtual como chegam nos dias que correm as novidades no correio. Custou a acreditar mas era real. De alguma forma insensata e contranatura habituamo-nos a crer que existem pessoas bafejadas pela imortalidade. Era este o caso do Dr Eric Schopler, fundador da metodologia TEACCH, que deixou este mundo no passado dia 21 de Novembro.
Eric Schopler (1927-2006) deixa-nos o legado de uma vida dedicada aos outros e um trabalho pioneiro na área do tratamento humano e afectivo de crianças, jovens e adultos portadores de autismo.
A metodologia TEACCH é hoje uma ferramenta de primordial importância na educação, escolarização e inclusão de cidadãos portadores de autismo, nas escolas regulares, da maior parte dos países do mundo.
Tive o previlégio de ver e ouvir o Dr. Eric Schopler quando participei no 1º Curso Teórico-Prático de Avaliação e Intervenção no Autismo - Programa TEACCH, apresentado pelos Profs. Eric Schopler e Margaret Lansing da Divisão TEACCH da Universidade da Carolina do Norte, organizado no âmbito do III Seminário de Desenvolvimento, promovido pelo Centro de Desenvolvimento da Criança do Hospital Pediátrico de Coimbra que decorreu em Coimbra, no auditório da Escola Superior de Enfermagem Bissaya Barreto nos dias 23 e 24 de Maio de 1996.
Nessa altura eram raros os casos de integração de crianças autistas no ensino regular. Ouvir aquele homem já idoso de cabelos brancos e sorriso aberto foi uma benção que renovou a esperança de todos aqueles (muito poucos) que acreditavam que o lugar dos seus semelhantes, portadores de autismo, era na escola (como na vida) com os outros, lado a lado, numa descoberta mútua.
Dez anos depois evoluimos positivamente no sentido da inclusão escolar e educativa. Crianças e jovens portadores de autismo partilham agora contextos educativos e sociais que seriam inamagináveis em 1996. Tem sido um caminho de passos lentos e alguns retrocessos, que da intervenção precoce à secundária, se vai desbravando... Mas o rumo é seguir em frente. Ontem como hoje. Sempre! É esse o caminho. Foi ess a grande mensagem que então trouxe de Coimbra.
Por tudo isto e muito mais... Obrigado Dr. Schopler!
João Paulo Amaral

Para saber um pouco mais sobre Eric Schopler e a metodologia TEACCH visitar: http://ericschopler.blogspot.com/, http://www.teacch.com/

Sem comentários: